É uma pergunta que muita gente tem que é fundamental pra gente entender não só sobre o que é branding, e os lados bom e negativos do branding, e o que é o marketing. Pra começar, vamos dizer que tanto branding quanto marketing são modelos de gestão empresarial.
No marketing como modelo de gestão empresarial, é a empresa inteira nos vários departamentos, como financeiro, operações, comunicação, compras, vendas, e etc.. voltada a estratégia de ganho de mercado, são os tradicionais 4 Ps do marketing: Preço, praça, público e promoção. Mas a questão é o seguinte, é como você orienta sua empresa completamente para o mercado, o problema é que toda vez que a gente fala em marketing hoje, costumamos dizer que marketing é aquele departamento dentro da empresa que cuida da comunicação, da divulgação ou que da suporte para as equipe de vendas, isso não é o todo do marketing como um modelo de gestão, porque se a empresa esta orientada para o marketing, todas as áreas da empresa devem agir de acordo.
Branding também é um modelo de gestão, mas diferente do marketing que é ganhar participação e ganho de mercado, o objetivo de um modelo de gestão de marca/branding é construir o “Branding Equity”, que é o valor da marca. Seria teoricamente toda a empresa se organizar em volta de um propósito, com o acréscimo de que vendas e crescimento de mercado são consequências de uma marca forte.
Hoje no Brasil poucas empresas são orientadas a marketing, onde raramente existem diretores de marketing. Por exemplo, nos EUA a área de marketing é muito estratégica. As vezes branding esta dentro das empresas não como um modelo de gestão e sim como uma parte estratégica pra ajudar construir o reconhecimento da marca, a reputação e a imagem, mas as vezes esta até embaixo do marketing como uma ferramenta tática.
O marketing tem mais de 70 anos e ainda não esta atuante de forma intensa nas empresas brasileiras e é uma pena, porque marketing também é uma ótima ferramenta para as empresas. Mas para sintetizar, marketing você orienta sua empresa para o mercado para descobrir necessidades não atendidas e trazer produtos com atributos e benefícios que atinjam aquele perfil de público alvo com a demanda que efetivamente ele tem, ou tem e não sabe e branding é um modelo de gestão onde a empresa busca criar valor para a marca.
Entenda também a diferença entre branding, marca e identidade visual
Branding é o gerenciamento e posicionamento estratégico da marca. Trata-se de um conjunto de ações estratégicas para a construção dos valores e percepções planejados para o seu público. Então, todas as questões de valores, experiências e percepções planejadas para a marca, são executadas por ações de Branding.
Todos os pontos de contato do público com a marca, são planejados ou gerenciados pelo Branding. Esse trabalho ajuda tanto a fidelizar os clientes quanto prospectar novos clientes.
Por isso que Branding tem um valor fundamental no processo de construção de uma marca perante ao mercado e o público-alvo. Para isso o Branding utiliza dos elementos de identidade visual, desde a marca gráfica até a paleta de cores, por exemplo, alinhados as estratégias de comunicação e posicionamento da marca.
Esse trabalho é normalmente elaborado por uma equipe multidisciplinar composta por designers, publicitários, social medias, atendimento, etc. Por exigir uma equipe multidisciplinar, comumente, e principalmente quando se trata de grandes empresas, esse trabalho é executado por agências especializadas.
Marca é a percepção que o consumidor vai ter sobre uma empresa, produto ou serviço, a empresa pode tentar criar a sua própria imagem, mas no final o que vai ser consolidado é a percepção do consumidor sobre essa marca, produto ou serviço. Existe dois aspectos, sobre uma ótica de design, a marca é um sinal distintivo gráfico que identifica o emissor, então muitas vezes quando falamos de marca, estamos nos referindo apenas ao elemento central da identidade visual. Já a marca dentro do branding tem um outro significado, que esta ligado a imagem e a reputação.
E o fato é que as duas afirmações estão corretas. Caso você siga a linha mais do design, é justamente a primeira resposta. Porém se você seguir uma linha mais estratégia e publicitária, será segunda resposta. As duas estão corretas e se complementam, afinal não basta apenas criar um símbolo gráfico e achar que ele será uma marca reconhecida mundialmente. Existe todo um trabalho para que aquela representação simbólica visual realmente se firme passando bons valores e percepções par ao seu público e mercado de atuação.
Identidade visual é um conjunto de símbolos e signos que vão identificar uma marca, partindo desse pressuposto, uma marca não é uma empresa, não seria um produto e não seria um serviço. Esse conjunto de elementos pode variar de acordo com cada projeto, mas é comum encontrar elementos como paleta de cores, tipografia, padrões, texturas, mascotes, ícones, entre outros.
Dentre esses elementos temos o Logo, que é assinatura visual da empresa, também conhecida por marca gráfica. A partir desse elemento que todos os outros tomam forma, ou seja, todos os componentes de um projeto de Identidade Visual são oriundos e circundam o elemento principal que é o Logo.
Normalmente um projeto de identidade visual é acompanhado por um manual de marca, que é um documento onde se coloca todas as diretrizes de aplicação e utilização correta da Identidade Visual.